A produção audiovisual como ferramenta para construção do conhecimento na perspectiva de uma aprendizagem significativa

Authors

  • Thiago Brito Monteiro Santos Bezerra UFPE
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino UFPE
  • Patrícia Smith Cavalcante UFPE

Abstract

O presente relato de experiência tem como objetivo mostrar que a produção audiovisual pode ser uma ferramenta pedagógica de grande potencial para a construção do conhecimento, em especial, no ensino de Química. Nessa direção e baseando-se nos princípios de aprendizagem significativa, curtas metragens foram produzidos por estudantes do terceiro ano do ensino médio com a missão de contextualizar temas discutidos na parte da química orgânica. A avaliação de mapas conceituais produzidos pelos estudantes mostrou que articulações importantes entre o conhecimento construído, através das estratégias didáticas realizadas em sala de aula, e conceitos utilizados para a produção dos roteiros formaram um conhecimento mais especificado, rico e muito mais contextualizado.

Author Biographies

Thiago Brito Monteiro Santos Bezerra, UFPE

Graduando do curso de Cinema e Audiovisual da UFPE.

Kátia Aparecida da Silva Aquino, UFPE

Pós doutorado em Educação. Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Patrícia Smith Cavalcante, UFPE

Doutora em Educação. Docente no Centro de Educação da UFPE.

Published

2017-02-27

Issue

Section

Relatos de Experiências