Verbetes enciclopédicos: autoria e interdisciplinaridade

Larissa Ribeiro Didier, Alfredo Matos Moura Jr

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de apresentar, através do relato de uma experiência interdisciplinar com as matérias de Língua Portuguesa e Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental II, o processo de apropriação de autoria na escrita de verbetes enciclopédicos. Para tanto, utilizamos as reflexões de Bazerman (2007, 2011) e de Bahktin (FARACO, 2010) sobre a escrita enquanto prática de desenvolvimento de autoria e de relações interpessoais, e de Rojo & Moura (2012) e Marcuschi (2008), no que concerne aos estudos dos gêneros textuais e da multimodalidade articulados à produção dos verbetes enciclopédicos. Além disso, refletimos sobre a interdisciplinaridade que a experiência proporcionou à luz das contribuições de Fazenda (1999, 2012) e Kleiman & Moraes (1999).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Coord. Pedagógica (SOE-SOEP): (81) 2126-8328
Direção: (81) 2126-8335
Tesouraria: (81) 2126-8329/Fax: (81) 2126-8329