Verbetes enciclopédicos: autoria e interdisciplinaridade

Autori

  • Larissa Ribeiro Didier UFPE
  • Alfredo Matos Moura Jr UFPE

Abstract

Este trabalho tem o objetivo de apresentar, através do relato de uma experiência interdisciplinar com as matérias de Língua Portuguesa e Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental II, o processo de apropriação de autoria na escrita de verbetes enciclopédicos. Para tanto, utilizamos as reflexões de Bazerman (2007, 2011) e de Bahktin (FARACO, 2010) sobre a escrita enquanto prática de desenvolvimento de autoria e de relações interpessoais, e de Rojo & Moura (2012) e Marcuschi (2008), no que concerne aos estudos dos gêneros textuais e da multimodalidade articulados à produção dos verbetes enciclopédicos. Além disso, refletimos sobre a interdisciplinaridade que a experiência proporcionou à luz das contribuições de Fazenda (1999, 2012) e Kleiman & Moraes (1999).

Biografie autore

Larissa Ribeiro Didier, UFPE

Graduada em Letras/Português pela UFPE. CAp/UFPE. E-mail: larissadidier@gmail.com

Alfredo Matos Moura Jr, UFPE

Biologia

Pubblicato

2017-02-27

Fascicolo

Sezione

Relatos de Experiências