Autoridade e disciplina na escola: reflexões sobre de construção da autoridade no contexto de formação de monitores

Flávia Helena Pontes Carneiro

Resumo


Este artigo busca lançar luz sobre o processo de construção da autoridade por parte dos monitores em atividades de docência em seu período de formação inicial como professores do Ensino Fundamental.  Este texto parte de minha prática como professora do 1º Ciclo de Formação Humana, como orientadora de monitores que atuam no Projeto Imersão à Docência no Centro Pedagógico da UFMG e das questões discutidas com os monitores ao longo do processo de formação. Para fundamentar a discussão sobre a autoridade em sala de aula utilizo pesquisas educacionais e autores que discutem a autoridade, o respeito, a autonomia e a disciplina/indisciplina no contexto escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335