Autoridade e disciplina na escola: reflexões sobre de construção da autoridade no contexto de formação de monitores

Autor/innen

  • Flávia Helena Pontes Carneiro Escola de Educação Básica e Profissional Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Este artigo busca lançar luz sobre o processo de construção da autoridade por parte dos monitores em atividades de docência em seu período de formação inicial como professores do Ensino Fundamental.  Este texto parte de minha prática como professora do 1º Ciclo de Formação Humana, como orientadora de monitores que atuam no Projeto Imersão à Docência no Centro Pedagógico da UFMG e das questões discutidas com os monitores ao longo do processo de formação. Para fundamentar a discussão sobre a autoridade em sala de aula utilizo pesquisas educacionais e autores que discutem a autoridade, o respeito, a autonomia e a disciplina/indisciplina no contexto escolar.

Autor/innen-Biografie

Flávia Helena Pontes Carneiro, Escola de Educação Básica e Profissional Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Doutoranda em Educação,  professora efetiva da Escola de Educação Básica e Profissional Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Veröffentlicht

2015-11-28