Resenhas escolares: como os leitores avaliam as obras lidas?

Adriana Letícia Torres da Rosa, Juliana da Costa Santos

Resumo


A pesquisa em tela objetiva analisar os critérios de avaliação de obras literárias usados pelos alunos da educação básica em resenhas escolares. Nas suas bases teóricas, contempla estudiosos que veem a língua como interação social, caso dos trabalhos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008). A resenha é abordada como objeto de estudo à luz das proposições de Andrade (2006), Machado (2004), Severino (2000) e Silva (2003); e os elementos da narrativa nas de Gancho (2004). A pesquisa de base qualitativa toma como corpus 20 textos: 10 resenhas de alunos do ensino fundamental (6º ano 9º ano) e 10 de alunos do ensino médio, submetidas a um concurso de produção de resenhas. A pesquisa aponta para o fato de que a articulação entre os elementos discursivos e textuais nas avaliações de leitura dos resenhistas, é essencial para a apresentação crítica de um objeto cultural.


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