Resenhas escolares: como os leitores avaliam as obras lidas?

Authors

  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE
  • Juliana da Costa Santos UFPE

Abstract

A pesquisa em tela objetiva analisar os critérios de avaliação de obras literárias usados pelos alunos da educação básica em resenhas escolares. Nas suas bases teóricas, contempla estudiosos que veem a língua como interação social, caso dos trabalhos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008). A resenha é abordada como objeto de estudo à luz das proposições de Andrade (2006), Machado (2004), Severino (2000) e Silva (2003); e os elementos da narrativa nas de Gancho (2004). A pesquisa de base qualitativa toma como corpus 20 textos: 10 resenhas de alunos do ensino fundamental (6º ano 9º ano) e 10 de alunos do ensino médio, submetidas a um concurso de produção de resenhas. A pesquisa aponta para o fato de que a articulação entre os elementos discursivos e textuais nas avaliações de leitura dos resenhistas, é essencial para a apresentação crítica de um objeto cultural.

Author Biography

Adriana Letícia Torres da Rosa, UFPE

É professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação - Colégio de Aplicação. Possui graduação em Letras pela UFPE (1996), especialização em Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Língua Portuguesa (2001), mestrado e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística (2003 e 2008, respectivamente) pela mesma universidade. Com experiência em magistério da Educação Básica à pós-graduação, atua principalmente nos seguintes temas: leitura, gêneros e tipos textuais, ensino-aprendizagem e avaliação em língua portuguesa. Atualmente acumula o cargo de vice-diretora do Colégio de Aplicação da UFPE.

Published

2015-12-01

Issue

Section

Artigos de Iniciação Científica