Variação Linguística no contexto escolar: desafios do professor no ensino de gramática

Flávio Passos Santana, Daiane Almeida dos Santos

Resumo


Nos últimos anos foi possível perceber a necessidade de um ensino, de modo geral, que priorize e respeite as diferenças e variações que ocorrem na língua. Assim, objetivamos refletir acerca do ensino de variação linguística no contexto escolar, enfatizando o preconceito e como o docente aborda a noção de “certo" e "errado’’ de acordo com a gramatica normativa, tendo em vista as variações existentes. Para tanto, teóricos na área da linguística como Santos e Mesquita (2011), Rodrigues (2011), Mussalim e Bentes (2008), Fiorin (2010), Freitag e Lima (2010), Cosson (2011), servirão de base para confirmar as ideias aqui apresentadas. O que se espera por meio dessa pesquisa é mostrar a importância do ensino de variação linguística no âmbito escolar com o objetivo de refletir sobre o preconceito linguístico, bem como compreender que não existem “erros” na língua, uma vez que a fala é livre e que os discursos se adequam a diferentes contextos.

Texto completo:

209-223

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