Variação Linguística no contexto escolar: desafios do professor no ensino de gramática

Auteurs

  • Flávio Passos Santana Faculdade Integradas de Sergipe Universidade Federal de Sergipe
  • Daiane Almeida dos Santos Faculdades Integradas de Sergipe

Résumé

Nos últimos anos foi possível perceber a necessidade de um ensino, de modo geral, que priorize e respeite as diferenças e variações que ocorrem na língua. Assim, objetivamos refletir acerca do ensino de variação linguística no contexto escolar, enfatizando o preconceito e como o docente aborda a noção de “certo" e "errado’’ de acordo com a gramatica normativa, tendo em vista as variações existentes. Para tanto, teóricos na área da linguística como Santos e Mesquita (2011), Rodrigues (2011), Mussalim e Bentes (2008), Fiorin (2010), Freitag e Lima (2010), Cosson (2011), servirão de base para confirmar as ideias aqui apresentadas. O que se espera por meio dessa pesquisa é mostrar a importância do ensino de variação linguística no âmbito escolar com o objetivo de refletir sobre o preconceito linguístico, bem como compreender que não existem “erros” na língua, uma vez que a fala é livre e que os discursos se adequam a diferentes contextos.

Biographie de l'auteur

Flávio Passos Santana, Faculdade Integradas de Sergipe Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Professor das Faculdades Integradas de Sergipe.

Publiée

2018-04-14