A prática educativa a partir dos seus saberes: Refletindo sobre os saberes curriculares e saberes experienciais docentes a partir de Tardif, seus colaboradores e seus comentadores.
Resumo
O presente texto consiste numa revisão bibliográfica de alguns escritos de Maurice Tardif, seus colaboradores e comentadores a respeito dos conceitos de saber curricular e saber experienciais na busca de compreender como essas categorias contribuem para orientar e fomentar a prática educativa dos professores em ação na educação escolar. Através da leitura e da reflexão de algumas obras procuramos engendrar um entendimento de que a prática educativa é orientada muito mais pelos saberes provenientes da prática docente do que por aqueles saberes oriundos da formação inicial ou dos conteúdos específicos de uma determinada área de saber.
Referências
BORGES, C. M. & TARDIF, M. (orgs.). Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Educação e Sociedade, v. 22, n. 74, Campinas-SP, abr. 2001, p.11-26.
BRITO, R. L. G. L. de. Cultura, clima e gestão da escola. In: FELDMANN, M. G. (org.). Formação de Professores e escola na contemporaneidade. São Paulo, SENAC, 2009, p. 243-252.
CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2009.
CUNHA, M. I. da. O Bom Professor e sua prática. 16ed. Campinas-SP: Papirus, 2004.
FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Ed., 1995. p.63-92.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 1998.
MASETTO, M. T. Comentário. In: ALONSO, M. (org.) O Trabalho Docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999. p. 34-36.
MEIRIEU, P. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MIZUKAMI, M. das G. N. Formação continuada e complexidade da docência: o lugar da universidade. In: ENDIPE, 14, 2008. Anais... Porto Alegre; Endipe, 2008.
MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
SCHMIDT, L. M., RIBAS, M. H.; CARVALHO, M. A. de. A prática pedagógica como fonte de conhecimento. In: ALONSO, M. O Trabalho Docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999. p. 19-33.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O Trabalho docente – Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.
TARDIF, M., LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. 2001. Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 4,p. 215-234.
ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZIBETTI, M. L. T.; SOUZA, M. P. R. Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n.2, maio/ago. 2007. P. 247-262.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.