A prática educativa a partir dos seus saberes: Refletindo sobre os saberes curriculares e saberes experienciais docentes a partir de Tardif, seus colaboradores e seus comentadores.

Auteurs

  • Ricardo José Lima Bezerra Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns -Faculdade de Direito de Garanhuns

Résumé

O presente texto consiste numa revisão bibliográfica de alguns escritos de Maurice Tardif, seus colaboradores e comentadores a respeito dos conceitos de saber curricular e saber experienciais na busca de compreender como essas categorias contribuem para orientar e fomentar a prática educativa dos professores em ação na educação escolar. Através da leitura e da reflexão de algumas obras procuramos engendrar um entendimento de que a prática educativa é orientada muito mais pelos saberes provenientes da prática docente do que por aqueles saberes oriundos da formação inicial ou dos conteúdos específicos de uma determinada área de saber.

Biographie de l'auteur

Ricardo José Lima Bezerra, Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns -Faculdade de Direito de Garanhuns

Mestre em História pela UFPE

Doutor em Educação pela PUC SP

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco UPE Campus Garanhuns

Professor da Faculdade de Direito de Garanhuns AESGA

Docente do Mestrado Profissional em Cultruras Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas NEAB-UPE

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Publiée

2018-04-14