A Escola e o seu Projeto Político Pedagógico em Questão: O Espaço da Educação Especial e Inclusiva

Adriana Letícia Torres da Rosa, José Batista de Barros

Resumo


Este trabalho tem por objetivo investigar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco-CAp UFPE, observando a proposta de afirmação das ações da educação especial e inclusiva abordada no documento. Toma como referencial teórico, além da base de sustentação legal que ampara a Educação Especial no país, estudos que vislumbram a perspectiva inclusiva da educação, especialmente as proposições de Mantoan (2003) e Silva (2012); bem como de Libâneo (2004), Vasconcellos (2000) e Veiga (1998,1995) no que concerne às dimensões do Projeto Político Pedagógico escolar. De base qualitativa, a pesquisa possui como categorias de análise as diretrizes para o atendimento às necessidades educacionais especiais: a concepção de educação especial no PPP; as proposições teórico-metodológicas para o atendimento ao aluno com deficiência e as metas a serem alcançadas quanto à consolidação da educação especial na escola. Os resultados apontam que o PPP apresenta uma concepção de educação especial e inclusiva consonante com a teoria de base. O documento diagnostica que não há aluno com necessidades educacionais especializadas oficialmente na escola, contudo prevê flexibilizações no currículo para implementação e acompanhamentos futuros, também antevê a necessidade da formação docente e adaptações dos recursos humanos e físicos para o atendimento adequado no âmbito da educação especial e inclusiva.


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