A Escola e o seu Projeto Político Pedagógico em Questão: O Espaço da Educação Especial e Inclusiva
Résumé
Este trabalho tem por objetivo investigar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco-CAp UFPE, observando a proposta de afirmação das ações da educação especial e inclusiva abordada no documento. Toma como referencial teórico, além da base de sustentação legal que ampara a Educação Especial no país, estudos que vislumbram a perspectiva inclusiva da educação, especialmente as proposições de Mantoan (2003) e Silva (2012); bem como de Libâneo (2004), Vasconcellos (2000) e Veiga (1998,1995) no que concerne às dimensões do Projeto Político Pedagógico escolar. De base qualitativa, a pesquisa possui como categorias de análise as diretrizes para o atendimento às necessidades educacionais especiais: a concepção de educação especial no PPP; as proposições teórico-metodológicas para o atendimento ao aluno com deficiência e as metas a serem alcançadas quanto à consolidação da educação especial na escola. Os resultados apontam que o PPP apresenta uma concepção de educação especial e inclusiva consonante com a teoria de base. O documento diagnostica que não há aluno com necessidades educacionais especializadas oficialmente na escola, contudo prevê flexibilizações no currículo para implementação e acompanhamentos futuros, também antevê a necessidade da formação docente e adaptações dos recursos humanos e físicos para o atendimento adequado no âmbito da educação especial e inclusiva.
Références
ALVES, D. O. Sala de recursos multifuncionais: espaços para o atendimento educacional especializado. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
ARANHA, M. S. Educação Inclusiva: A escola. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: Brasília, 2004.
BEYER, H. O. Inclusão na avaliação da escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação. 2010.
BRASIL. Educação Infantil – Saberes e práticas da inclusão: Introdução. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre, Mediação, 2000.
DEMO, P. Desafios modernos da educação. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed. 37. São Paulo: Paz e Terra. 2008.
GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. Cadernos Educação Básica- O projeto pedagógico da escola. Atualidades pedagógicas. MEC/FNUAP, 1994.
LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
_____________ Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
MANTOAN, M.T.E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Ed. Moderna, 2003.
MARQUEZAN, R.; LOPES, R.P.V. O envolvimento da família no processo de integração/inclusão do aluno com necessidades especiais. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 2000, p. 3-4.
MENDES, E.G. Inclusão marco zero: Começando pelas creches. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 16 ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000.
OLIVEIRA, M. M. Projetos, relatórios e textos na educação básica: como fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.
PACHECO, J.; EGGERTSDÓTTIR, R.; MARINÓSSON, G. Caminhos para a inclusão: Um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CAp UFPE. Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: www.cap.ufpe.br, acesso em 11 de dezembro de 2016.
OLIVEIRA, C. K. função social da escola. Disponível em: http://www.webartigos.com/_resources/files/_modules/article/article_26970_201609271722384feb.pdf, acesso em 03 de dezembro de 2016.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GOMÉZ, A. I. Peréz. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência: Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
SILVA, A. M. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
VASCONCELLOS, C. S. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
VEIGA, I.P.A. Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico. 7. ed. Campinas, SP: Papirus,1998.
_____. Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.