O Aquecimento global numa leitura ética para a civilização tecnológica em Hans Jonas

Autores

  • Sérgio Ricardo Vieira Ramos UFPE
  • Vinícius Dantas Januário UFPE

Resumo

Este trabalho investiga a ética da responsabilidade do filósofo Hans Jonas com o intuito de submeter questões fundamentais da problemática do aquecimento global, especificamente em torno do Acordo de Paris. Ele resulta de pesquisa de iniciação científica PIBIC-EM e trata de determinar parâmetros de análise e deliberação a respeito dos problemas climáticos, estabelecendo conexões entre o citado acordo e a ética jonasiana para uma civilização tecnológica. Nessa direção, concluiu-se por uma interlocução possível entre o documento e o conceito de responsabilidade jonasiano.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Vieira Ramos, UFPE

Doutor Filosofia, professor Colégio de Aplicação da UFPE

Vinícius Dantas Januário, UFPE

Estudante do Colégio de Aplicação da UFPE - PIBIC Ensino-Médio.

Referências

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

NAÇÕES UNIDAS. Conferência das Partes. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2016/04/Acordo-de-Paris.pdf>. Acesso em: 04/01/2018.

NAVARRO, V. El cambio climático es peor de lo que se ha dicho. Disponível em: http://blogs.publico.es/vicenc-navarro/2016/02/23/el-cambio-climatico-es-peor-de-lo-que-se-ha-dicho/ . Acesso em: 04/01/2018.

NODARI, Paulo César. Ética da responsabilidade em Hans Jonas. Disponível em: <http://www.faculdadejesuita.edu.br/simposio/cd10/textos/doutores/paulo_nodari.pdf>. Acesso em: 04/01/2018.

Downloads

Publicado

14.04.2018