O Aquecimento global numa leitura ética para a civilização tecnológica em Hans Jonas

Auteurs-es

  • Sérgio Ricardo Vieira Ramos UFPE
  • Vinícius Dantas Januário UFPE

Résumé

Este trabalho investiga a ética da responsabilidade do filósofo Hans Jonas com o intuito de submeter questões fundamentais da problemática do aquecimento global, especificamente em torno do Acordo de Paris. Ele resulta de pesquisa de iniciação científica PIBIC-EM e trata de determinar parâmetros de análise e deliberação a respeito dos problemas climáticos, estabelecendo conexões entre o citado acordo e a ética jonasiana para uma civilização tecnológica. Nessa direção, concluiu-se por uma interlocução possível entre o documento e o conceito de responsabilidade jonasiano.

Bibliographies de l'auteur-e

Sérgio Ricardo Vieira Ramos, UFPE

Doutor Filosofia, professor Colégio de Aplicação da UFPE

Vinícius Dantas Januário, UFPE

Estudante do Colégio de Aplicação da UFPE - PIBIC Ensino-Médio.

Références

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

NAÇÕES UNIDAS. Conferência das Partes. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2016/04/Acordo-de-Paris.pdf>. Acesso em: 04/01/2018.

NAVARRO, V. El cambio climático es peor de lo que se ha dicho. Disponível em: http://blogs.publico.es/vicenc-navarro/2016/02/23/el-cambio-climatico-es-peor-de-lo-que-se-ha-dicho/ . Acesso em: 04/01/2018.

NODARI, Paulo César. Ética da responsabilidade em Hans Jonas. Disponível em: <http://www.faculdadejesuita.edu.br/simposio/cd10/textos/doutores/paulo_nodari.pdf>. Acesso em: 04/01/2018.

Publié-e

2018-04-14