Era uma vez a questão racial: os livros de literatura no processo de construção de identidades

Authors

  • Michelle dos Santos Vianna UFF-UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENENSE

Abstract

Este artigo faz uma breve reflexão sobre a importância da Literatura Infanto-juvenil para a construção da identidade étnico-racial na Educação Infantil. O objetivo é fazer uma discussão acerca dos caminhos possíveis para uma construção identitária, que valorize e reconheça a beleza da criança negra. Para tal reconhecimento contamos com Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas do Brasil afirmando os direitos da população negra nos diferentes âmbitos. Para nos ajudar a compreender este processo e as práticas dos docentes, utilizamos os conceitos de Racismo, Identidade, Empoderamento, Literatura entre outros. São muitos os desafios encontrados em nosso cotidiano, a partir dessas explanações pretendemos ampliar as discussões sobre práticas educativas e pedagógicas reflexões sobre o processo de inclusão e os caminhos necessários para promover a igualdade racial na educação e na sociedade como um todo.

Author Biography

Michelle dos Santos Vianna, UFF-UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENENSE

Possui formação em Curso Normal pelo Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos localizado em Itaguaí, Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro. Atuei no Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE) como voluntaria e posteriormente como bolsista de extensão. Tem interesse em linha de pesquisa referente as Relações Étnico-Raciais. Nesse momento estou cursando Pós-graduação em Pedagogia Empresarial pela Faculdade Internacional Signorelli.

References

Referências

BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de Fátima. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para sala de aula. São Paulo: Global, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 01/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira africana. Brasília, 2004. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 07 mar. 2016.

COELHO, Ronaldo Simões. Joãzinho e Maria/ Adaptação: Ronaldo Simões Coelho e Cristina Agostinho; Walter Lara, Ilustrações. -Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. 16p: il.

DIOUF, A. Sylviane. As tranças de Bintou. Tradução Charles Cosac. 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DREGUER, Ricardo. Bia na África. Ilustrações Avelino Guedes/ Rogério Borges; - São Paulo: Moderna, 2007. – (viagens de Bia).

MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. São Paulo. Ed. Ática, 2011.

MARIOSA, G. S; REIS, M. da G. dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária. Londrina, Vagão-volume 8 parte A, dez. p. 42-53, 2011.

RANDO, Silvana. PEPPA. São Paulo: Brinque-Book, 2009 il. Color.

SILVA, Jerusa Paulino da. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva. 2010. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), set./dez. 2007, p. 489-506.

Published

2018-11-30