Era uma vez a questão racial: os livros de literatura no processo de construção de identidades
Resumo
Este artigo faz uma breve reflexão sobre a importância da Literatura Infanto-juvenil para a construção da identidade étnico-racial na Educação Infantil. O objetivo é fazer uma discussão acerca dos caminhos possíveis para uma construção identitária, que valorize e reconheça a beleza da criança negra. Para tal reconhecimento contamos com Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas do Brasil afirmando os direitos da população negra nos diferentes âmbitos. Para nos ajudar a compreender este processo e as práticas dos docentes, utilizamos os conceitos de Racismo, Identidade, Empoderamento, Literatura entre outros. São muitos os desafios encontrados em nosso cotidiano, a partir dessas explanações pretendemos ampliar as discussões sobre práticas educativas e pedagógicas reflexões sobre o processo de inclusão e os caminhos necessários para promover a igualdade racial na educação e na sociedade como um todo.
Referências
Referências
BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de Fátima. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para sala de aula. São Paulo: Global, 2009.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 01/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira africana. Brasília, 2004. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 07 mar. 2016.
COELHO, Ronaldo Simões. Joãzinho e Maria/ Adaptação: Ronaldo Simões Coelho e Cristina Agostinho; Walter Lara, Ilustrações. -Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. 16p: il.
DIOUF, A. Sylviane. As tranças de Bintou. Tradução Charles Cosac. 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
DREGUER, Ricardo. Bia na África. Ilustrações Avelino Guedes/ Rogério Borges; - São Paulo: Moderna, 2007. – (viagens de Bia).
MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. São Paulo. Ed. Ática, 2011.
MARIOSA, G. S; REIS, M. da G. dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária. Londrina, Vagão-volume 8 parte A, dez. p. 42-53, 2011.
RANDO, Silvana. PEPPA. São Paulo: Brinque-Book, 2009 il. Color.
SILVA, Jerusa Paulino da. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva. 2010. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), set./dez. 2007, p. 489-506.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.