Educação em direitos humanos na educação básica: perspectivas e desafios no sertão pernambucano

Kalline Flávia Silva de Lira

Resumo


Ao compreender a cidadania como o direito a ter direitos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional instituiu a construção da cidadania do/a aluno/a como uma das finalidades da Educação Básica. Assim, tornou-se imprescindível trazer questões de tolerância à desigualdade e de dignidade humana para a pauta escolar. A educação em direitos humanos é compreendida como um processo que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando diversas dimensões. Este artigo analisa as perspectivas e os desafios da educação em direitos humanos, a partir de uma pesquisa com estudantes de escolas públicas no sertão pernambucano. Pode-se concluir que os/as alunos/as não possuem uma noção clara e objetiva dos direitos humanos. Além disso, as escolas não promovem os direitos humanos em suas práticas e vivência cotidianas. Acredita-se que a divulgação dos direitos é fundamental para formar cidadãos/ãs, pois exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para termos uma sociedade de fato igualitária.


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