Educação em direitos humanos na educação básica: perspectivas e desafios no sertão pernambucano

Authors

  • Kalline Flávia Silva de Lira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

Ao compreender a cidadania como o direito a ter direitos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional instituiu a construção da cidadania do/a aluno/a como uma das finalidades da Educação Básica. Assim, tornou-se imprescindível trazer questões de tolerância à desigualdade e de dignidade humana para a pauta escolar. A educação em direitos humanos é compreendida como um processo que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando diversas dimensões. Este artigo analisa as perspectivas e os desafios da educação em direitos humanos, a partir de uma pesquisa com estudantes de escolas públicas no sertão pernambucano. Pode-se concluir que os/as alunos/as não possuem uma noção clara e objetiva dos direitos humanos. Além disso, as escolas não promovem os direitos humanos em suas práticas e vivência cotidianas. Acredita-se que a divulgação dos direitos é fundamental para formar cidadãos/ãs, pois exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para termos uma sociedade de fato igualitária.

Author Biography

Kalline Flávia Silva de Lira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicologia Social (UERJ). Mestra em Direitos Humanos (UFPE). Psicóloga.

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Published

2018-11-30