Educação em direitos humanos na educação básica: perspectivas e desafios no sertão pernambucano
Abstract
Ao compreender a cidadania como o direito a ter direitos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional instituiu a construção da cidadania do/a aluno/a como uma das finalidades da Educação Básica. Assim, tornou-se imprescindível trazer questões de tolerância à desigualdade e de dignidade humana para a pauta escolar. A educação em direitos humanos é compreendida como um processo que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando diversas dimensões. Este artigo analisa as perspectivas e os desafios da educação em direitos humanos, a partir de uma pesquisa com estudantes de escolas públicas no sertão pernambucano. Pode-se concluir que os/as alunos/as não possuem uma noção clara e objetiva dos direitos humanos. Além disso, as escolas não promovem os direitos humanos em suas práticas e vivência cotidianas. Acredita-se que a divulgação dos direitos é fundamental para formar cidadãos/ãs, pois exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para termos uma sociedade de fato igualitária.
References
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1983.
BOBBIO, N. A era dos direitos. São Paulo: Campus, 1992.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1988.
______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1990.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996a.
______. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-1). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/MJ, 1996b.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.
______. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-2). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/PR, 2002. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/pndh_2_integral.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2018.
______. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC/SEDH, 2009.
______. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/PR, 2010. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/pp/a_pdf/pndh3_programa_nacional_direitos_humanos_3.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2018.
CANDAU, V. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: CANDAU, Vera (Org.). Culturas e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 13-37.
COMPARATO, F. K. A afirmação dos Direitos Humanos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil em Síntese. IBGE Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe>. Acesso em: 23 jul. 2018.
LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 1988.
LEVISKY, D. L. Uma gota de esperança. [Prefácio] In: ALMEIDA, Maria da Graça Blaya (Org.). A Violência na Sociedade Contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, p. 6-12.
MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MENDONÇA, E. F. Apresentação. In: SILVA, Aída Maria Monteiro; TAVARES, Celma (Orgs.). Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nova York, 1948. Disponível em: <http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf>. Acesso: 21 jul. 2018.
______. I Conferência Internacional de Direitos Humanos. Proclamação de Teerã, 13 de maio de 1968. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Confer%C3%AAncias-de-C%C3%BApula-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas-sobre-Direitos-Humanos/proclamacao-de-teera.html>. Acesso em: 23 jul. 2018.
______. II Conferência Internacional de Direitos Humanos. Declaração e Programa de Ação de Viena, Viena, 25 de junho de 1993. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/03/declaracao_viena.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2018.
______. Plano de ação. Programa Mundial para educação em direitos humanos. Primeira etapa. Nova York/ Genebra: ONU/UNESCO, 2006. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/textos/edh/br/plano_acao_programa_mundial_edh_pt.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2018.
RAMOS, A. H. Educação em Direitos Humanos: local da diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, p. 191-272, jan/abr, 2011.
SANTOS, B. S. Direitos humanos, o desafio da interculturalidade. Revista Direitos Humanos, n. 2, p. 10-18, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.