Alfabetização Científica e o ensino de Ciências na educação infantil: a construção do conhecimento científico

Thais Soares da Silva, Gilmar Beserra de Farias, Maria Amanda Vitorino da Silva

Resumo


A educação infantil é a primeira etapa do ensino básico, portanto é um espaço privilegiado no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. O ensino de ciências desenvolve um papel fundamental na construção do conhecimento voltado para a Alfabetização Científica. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho foi avaliar como a experimentação demonstrativa, embasada nos princípios da Alfabetização Científica, colabora com a aprendizagem científica de alunos da educação infantil. A intervenção consistiu-se  na aplicação de uma sequência didática sobre o tema “Água e chuva” nos pressupostos da Alfabetização Científica, desenvolvida com alunos do grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil da prefeitura do Recife, Pernambuco. Por meio da atividade, os alunos reconheceram os efeitos da água/chuva sobre o meio em que habitavam, vivenciando o ciclo da água.


Texto completo:

378-387

Referências


BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino e aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez., 2005.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e método. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, K. E. C.; TEIXEIRA, F. M. A epistemologia e a história do conceito experimento/experimentação e seu uso em artigos científicos sobre ensino das ciências. In: - VIII ENPEC / I - CIEC, 2011, Campinas. VIII - ENPEC / I CIEC, 2011. Acesso em: julho/2018. Disponível em: www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0355-1

MELO S. W. S.; FILHO T. P. S.; NEVES R. F. Formação de professores e inclusão digital: perspectivas no desenvolvimento da prática pedagógica. In:Anais do IX Congresso Internacional de Educação e Tecnologia 2011. Disponível em: http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/anais/2011/index.html Acesso em: Junho/2018

ORVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M. C. S. A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Ciências & Cognição, v. 14, n.2, p. 194-209, 2009. Disponível em: . Acesso em Julho/2017..

SALOMÃO, S. R.; AMARAL, M. B.; SOARES, K. D. Ciências na educação infantil e séries iniciais: experiências de brincar e aprender. Revista da SBEnBio,). n. 7, p. 6923-6931, 2014. Disponível em: . Acesso em Julho/2018

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v.13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011

SOARES, A. C.; MAUER, M. B.; KORTMANN, G. L. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e desafios em Canoas-RS. Educação, Ciência e Cultura, v. 18, n.1, 49-61, 2013.

SOLEDAD, E.S. La Perspectiva histórica de las relaciones Ciencia –Tecnología –Sociedad y su papel em la enseñanza de las ciencias. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias v.2, n.3. p.399-415 . Disponível em :< http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_3_11.pdf> Acessado em: Junho/2018.

VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à Alfabetização Científica nos anos iniciais: Contribuições de uma Sequência Didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica - ISSN: 2447-6943

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335