Alfabetização Científica e o ensino de Ciências na educação infantil: a construção do conhecimento científico

Autori

  • Thais Soares da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Gilmar Beserra de Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Maria Amanda Vitorino da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Abstract

A educação infantil é a primeira etapa do ensino básico, portanto é um espaço privilegiado no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. O ensino de ciências desenvolve um papel fundamental na construção do conhecimento voltado para a Alfabetização Científica. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho foi avaliar como a experimentação demonstrativa, embasada nos princípios da Alfabetização Científica, colabora com a aprendizagem científica de alunos da educação infantil. A intervenção consistiu-se  na aplicação de uma sequência didática sobre o tema “Água e chuva” nos pressupostos da Alfabetização Científica, desenvolvida com alunos do grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil da prefeitura do Recife, Pernambuco. Por meio da atividade, os alunos reconheceram os efeitos da água/chuva sobre o meio em que habitavam, vivenciando o ciclo da água.

Biografie autore

Thais Soares da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

ALUNA DE PÓS GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ÁREA DIDÁTICA DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - ENSINO DE CIÊNCIAS

Gilmar Beserra de Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

ALUNO DE PÓS GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ÁREA DIDÁTICA DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - ENSINO DE CIÊNCIAS - DOUTORADO

Maria Amanda Vitorino da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

ESPECIALISTA EM HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS- CAA

 

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2018-11-30