Alfabetização Científica e o ensino de Ciências na educação infantil: a construção do conhecimento científico
Abstract
A educação infantil é a primeira etapa do ensino básico, portanto é um espaço privilegiado no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. O ensino de ciências desenvolve um papel fundamental na construção do conhecimento voltado para a Alfabetização Científica. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho foi avaliar como a experimentação demonstrativa, embasada nos princípios da Alfabetização Científica, colabora com a aprendizagem científica de alunos da educação infantil. A intervenção consistiu-se na aplicação de uma sequência didática sobre o tema “Água e chuva” nos pressupostos da Alfabetização Científica, desenvolvida com alunos do grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil da prefeitura do Recife, Pernambuco. Por meio da atividade, os alunos reconheceram os efeitos da água/chuva sobre o meio em que habitavam, vivenciando o ciclo da água.
Riferimenti bibliografici
BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino e aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez., 2005.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e método. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, K. E. C.; TEIXEIRA, F. M. A epistemologia e a história do conceito experimento/experimentação e seu uso em artigos científicos sobre ensino das ciências. In: - VIII ENPEC / I - CIEC, 2011, Campinas. VIII - ENPEC / I CIEC, 2011. Acesso em: julho/2018. Disponível em: www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0355-1
MELO S. W. S.; FILHO T. P. S.; NEVES R. F. Formação de professores e inclusão digital: perspectivas no desenvolvimento da prática pedagógica. In:Anais do IX Congresso Internacional de Educação e Tecnologia 2011. Disponível em: http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/anais/2011/index.html Acesso em: Junho/2018
ORVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M. C. S. A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Ciências & Cognição, v. 14, n.2, p. 194-209, 2009. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v14_2/m318349.pdf >. Acesso em Julho/2017..
SALOMÃO, S. R.; AMARAL, M. B.; SOARES, K. D. Ciências na educação infantil e séries iniciais: experiências de brincar e aprender. Revista da SBEnBio,). n. 7, p. 6923-6931, 2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0579-1.pdf>. Acesso em Julho/2018
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v.13, n. 3, p. 333-352, 2008.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011
SOARES, A. C.; MAUER, M. B.; KORTMANN, G. L. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e desafios em Canoas-RS. Educação, Ciência e Cultura, v. 18, n.1, 49-61, 2013.
SOLEDAD, E.S. La Perspectiva histórica de las relaciones Ciencia –Tecnología –Sociedad y su papel em la enseñanza de las ciencias. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias v.2, n.3. p.399-415 . Disponível em :< http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_3_11.pdf> Acessado em: Junho/2018.
VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à Alfabetização Científica nos anos iniciais: Contribuições de uma Sequência Didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.