A construção da identidade docente a partir da observação: Um olhar sobre a recepção da professora-supervisora em uma experiência de estágio curricular

Kátia Barbosa Feitosa, Flávia Barbosa Santana Araújo

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo descrever como a acolhida da professora-supervisora do 6º ano “B” contribuiu para o desenvolvimento do estágio supervisionado em língua portuguesa 2: observação e para a construção da minha identidade como docente. O trabalho procura descrever as práticas da professora em sala de aula na perspectiva etnográfica por considerar o espaço de “sala de aula” um ambiente rico e diversificado, capaz de contribuir para a formação docente da estagiária-observadora, bem como a formação de todos os sujeitos envolvidos nas práticas educativas. A metodologia utilizada foi a observação não-participativa, bem como conversas com a professora, alunos, gestores e funcionários da escola cujas inferências e percepções estarão descritas no texto. Após a conclusão do estágio de observação, foi possível perceber que a compreensão da importância do estágio supervisionado por parte da professora-supervisora foi fundamental para possibilitar uma reflexão questionadora e desafiadora sobre a profissão que escolhi seguir.

Texto completo:

139-147

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

REIS, Pedro. Observação de aulas e avaliação de desempenho docente. Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Lisboa: 2011. Disponível em: http://www.ccap.min-edu.pt

SILVA, Rozirlania Florentino da; LIMA, Antônio Carlos Santos de. A constituição da identidade social docente do professor de LP em contexto de ensino. IX; Fórum Permanente de Inovação Educacional, X, 2016, Aracaju/SE.

SOUZA, Angela Gonçalves de. Identidade em jogo no contexto de sela de aula: uma reflexão sobre crenças identitárias. Uniletras, Ponta Grossa, v. 30, n.1, p. 75-90, jan./jun. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica - ISSN: 2447-6943

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335