A construção da identidade docente a partir da observação: Um olhar sobre a recepção da professora-supervisora em uma experiência de estágio curricular
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo descrever como a acolhida da professora-supervisora do 6º ano “B” contribuiu para o desenvolvimento do estágio supervisionado em língua portuguesa 2: observação e para a construção da minha identidade como docente. O trabalho procura descrever as práticas da professora em sala de aula na perspectiva etnográfica por considerar o espaço de “sala de aula” um ambiente rico e diversificado, capaz de contribuir para a formação docente da estagiária-observadora, bem como a formação de todos os sujeitos envolvidos nas práticas educativas. A metodologia utilizada foi a observação não-participativa, bem como conversas com a professora, alunos, gestores e funcionários da escola cujas inferências e percepções estarão descritas no texto. Após a conclusão do estágio de observação, foi possível perceber que a compreensão da importância do estágio supervisionado por parte da professora-supervisora foi fundamental para possibilitar uma reflexão questionadora e desafiadora sobre a profissão que escolhi seguir.References
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