Debate epistemológico na educação física: a busca por elementos de mediação entre os paradigmas neomoderno e marxista

Authors

  • Gabriel Pereira Paes Neto Universidade Federal do Pará Secretaria de Educação do Pará Escola Superior Madre Celeste Escola Superior da Amazônia
  • Carlos Jorge Paixão Universidade Federal do Pará
  • Renan Santos Furtado Universidade Federal do Pará

Abstract

O presente artigo tematiza o debate epistemológico da Educação Física. Metodologicamente, resulta de pesquisa bibliográfica a partir das categorias epistemologia, mediação e práxis. Discute-se questões do debate epistemológico do campo, possíveis rumos enquanto campo de conhecimento e intervenção pedagógica. Desafia-se a apontar elementos que possibilitem a mediação entre os paradigmas neomoderno e marxista, seus fundamentos epistemológicos e seus desdobramentos através da categoria práxis. Teve-se como objetivo da pesquisa: analisar elementos teóricos para a mediação epistemológica na Educação Física entre os paradigmas neomoderno e marxista no Brasil. Conclui-se que o debate epistemológico é fundamental para a Educação Física, para a reflexão constante, para o enfrentamento dos desafios teórico-práticos do campo. Assim, a mediação se constitui numa necessidade, sendo fundamental o desafio de avançarmos para sínteses em patamares teórico-práticos mais elevados num movimento constante, crítico e dialógico.

Author Biographies

Gabriel Pereira Paes Neto, Universidade Federal do Pará Secretaria de Educação do Pará Escola Superior Madre Celeste Escola Superior da Amazônia

Docente da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ) e da Secretaria Estadual de Educação; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará/Programa de Pós Graduação em Educação - linha de Políticas Educacionais; Membro da secretaria estadual do Pará do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM; Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Especialista em Lazer pela Universidade Estadual do Pará;Graduado pela Universidade Federal do Pará no curso de licenciatura plena em Educação Física. fones: (91) 32335564; 98348 1456. email: gabrielpaes@ufpa.br; gabrieledfisica@hotmail.com

Carlos Jorge Paixão, Universidade Federal do Pará

Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional ( FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia - FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED-UFPA, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Docente com Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Educação, com ênfase em: História da Educação; Filosofia da Educação; Cultura Epistemológica; Epistemologia e Teorias da Educação; Epistemologia, Didática e Prática Docente. Grupos de Pesquisa / Diretório do CNPq: 1) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM / UFPA; 2) Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP. (Texto informado pelo autor)

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Mestrando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do grupo linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer (LEPEL/PA), compondo a linha de estudos e pesquisas de produção do conhecimento na Educação Física. Membro do Centro Avançados de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ). Bolsista do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), de 2014 a 2017. Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014. Possui aproximação, estudos e pesquisas com os seguintes temas: Teorias pedagógicas; Metodologia de ensino; Educação Física escolar; Produção do conhecimento e epistemologia da Educação Física; Esporte; jogo e educação e corpo e cultura. Possui experiência na Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas. (Texto informado pelo autor)

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Published

2018-11-30