Debate epistemológico na educação física: a busca por elementos de mediação entre os paradigmas neomoderno e marxista
Resumen
O presente artigo tematiza o debate epistemológico da Educação Física. Metodologicamente, resulta de pesquisa bibliográfica a partir das categorias epistemologia, mediação e práxis. Discute-se questões do debate epistemológico do campo, possíveis rumos enquanto campo de conhecimento e intervenção pedagógica. Desafia-se a apontar elementos que possibilitem a mediação entre os paradigmas neomoderno e marxista, seus fundamentos epistemológicos e seus desdobramentos através da categoria práxis. Teve-se como objetivo da pesquisa: analisar elementos teóricos para a mediação epistemológica na Educação Física entre os paradigmas neomoderno e marxista no Brasil. Conclui-se que o debate epistemológico é fundamental para a Educação Física, para a reflexão constante, para o enfrentamento dos desafios teórico-práticos do campo. Assim, a mediação se constitui numa necessidade, sendo fundamental o desafio de avançarmos para sínteses em patamares teórico-práticos mais elevados num movimento constante, crítico e dialógico.
Citas
ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AVILA, Astrid. A Pós-Graduação em educação física e as tendências na produção do conhecimento: o debate entre o realismo e o anti-realismo. 2008. 233f. Tese (Doutorado em educação) – Centro de Educação da UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BRACHT, Valter. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in) feliz. Ijuí: Ed. Unijui. 2ª Ed., 2003.
BRACHT, Valter. Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos. In: GOMES, Ivan Marcelo.; ALMEIDA, Felipe Quintão; VELOZO, Emerson Luís. Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos para a educação física. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013. p. 19-30.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. A educação física na crise da modernidade. 1999. 213 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000195528. Acesso em: 25 fev. 2015.
______________. Produção do conhecimento em Educação Física: Algumas reflexões a partir do Brasil. Educación Física y Ciencia, 17 (2), 1-7, 2015. En Memoria Académica. Disponible en: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.7020/pr.7020.pdf. 2015.
______________. Epistemologia, crítica e formação: uma interpretação não metafísica (para os habitantes da caverna). In: GOMES, Ivan Marcelo.; ALMEIDA, Felipe Quintão; VELOZO, Emerson Luís. (Org.). Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos para a Educação Física. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013. p. 31-48.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Sidnei Pithan da. Conhecimento e intervenção na educação física: questões ético-epistemológicas. 2015. (Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/CONBRACE. VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte/CONICE). Vitória – ES - Brasil.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002. 86p.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2007. 614f.
MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012. 110p.
MORSCHBACHER, Márcia. O debate epistemológico na área da Educação Física: crítica aos “giros epistemológicos” a partir da ontologia e da gnosiologia. Anais Eletrônico – V EPISTED – Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação. ISSN 2317-5796, dezembro de 2015. Faculdade de Educação UFBA/LEPEL e Faculdade de Educação Unicamp/PAIDEIA.
PAES NETO, Gabriel Pereira; FRANÇA, Ney Ferreira; FURTADO, Renan Santos. Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física. Filosofia e Educação. Filosofia e Educação (Online), Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 13-32, dez. 2016. ISSN 1984-9605.
PAIXÃO, Carlos. Episteme dos métodos. Dossiê Epistemologia e teorias da educação. Filosofia e Educação (Online) – Volume 5, Número 2, Outubro de 2013. p. 43 – 56.
PEIXOTO, Elza de Mendonça; MORSCHBACHER, Márcia; TAFFAREL, Celi. Nelza. Zulke. A formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física. In: Produção do conhecimento na educação física: balanços, debates e perspectivas / Márcia Chaves Gamboa; Sílvio Sánchez Gamboa et al (orgs.). – Maceió: EDUFAL, 2015.
PEIXOTO, Elza de Mendonça. Análise da produção do conhecimento: a prática como direção da crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 2, p. 5-25, ago. 2017.
SÁ, Kátia Oliver de; SILVA, Ivson Conceição; SANTOS, Gilson Trindade dos. Análise da produção do conhecimento pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético. Filosofia e Educação (Online), ISSN 1984-9605 – Volume 5, Número 2, Outubro de 2013.
SÁ, Kátia Oliver de. et al. Processo de desenvolvimento da formação do pensamento teórico-metodológico de pesquisadores em rede na pesquisa Epistefnordeste/Bahia. In: Produção do conhecimento em educação física no nordeste brasileiro: o impacto do sistema de Pós-Graduação na formação dos pesquisadores da região/ Márcia Chaves Gamboa et al. (orgs.). – Campinas, SP: Limbrum, Editora, 2017.
SACARDO, Michele; SILVA, Régis Henrique dos Reis. A crítica crítica dos giros epistemológicos e/ou linguísticos no debate político-epistemológico da área da educação física. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 2, p. 26-39, ago. 2017.
SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessárias. 2. ed. rev. e ampl. Maceió: EDUFAL, 2010. 218 p.
______, Sílvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2ª ed. Chapecó: Argos, 2012. 216 p.
SILVA, Sidinei Pithan. Complexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneo. Revista Educação. Santa Maria | v. 40 | n. 2 | p. 375-388. Maio/ago. 2015 | educação.
TELLES, Silvio et al. Pesquisa em Educação Física. Perspectiva sociocultural e pedagógica em foco. Rio de Janeiro; Editora autografia, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.