Seminários em Geografia em turmas da 1ª série do ensino médio: um encontro com pensadores e geógrafos

Ricardo Santos de Almeida, Maria Aparecida Vieira de Melo

Resumo


Seminars in Geography in 1st grade high school classes: a meeting with thinkers and geographers


 

Resumo

Buscamos com este relato de experiência problematizarmos as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas na aplicação do I Seminário Conhecendo Pensadores e Geógrafos em quatro turmas da 1ª série do ensino médio nos dias 20, 21 e 29 de abril de 2018 em uma escola pública estadual no município Pariconha/AL. Para tal, debruçamo-nos pela compreensão da importância do planejamento didático-pedagógico estabelecendo-se nele a valorização pela aprendizagem, dos estudos e dos estudiosos de temáticas que conduzirão o conhecimento geográfico, a partir das discussões de Kiosouski e Reali (2008), da dimensão pedagógica analisada e organizada em três perspectivas sob a ótica de Oliveira (2008), enfatizando-se a importância do uso do seminário como uma estratégia didático-pedagógica essencial para a socialização dos estudos voltados a temática História e Evolução do Pensamento Geográfico.

 

Palavras-chave: Metodologia do Ensino. Aprendizagem.

 

Abstract

We searched with this experience report to problematize the didactic-pedagogical experiences developed in the application of the First Seminar on Knowing Thinkers and Geographers in high school classes on April 20, 21 and 29, 2018 at a state public school in the municipality of Pariconha/AL. To that end, we focus on understanding the importance of didactic-pedagogical planning, establishing in it the appreciation for learning, studies and thematic scholars that will lead to geographical knowledge, based on the discussions of Kiosouski and Reali (2008), a pedagogical dimension analyzed and organized in three perspectives from the perspective of Oliveira (2008), emphasizing the importance of the use of the seminar as a didactic-pedagogical strategy essential for the socialization of studies focused on the History and Evolution of Geographical Thought.

 

Keywords:Teaching Methodology. Learning.

Texto completo:

433-442

Referências


FAZENDA, Ivani. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Editora Cortez, 2008.

KLOSOUSKI Simone Scorsim; REALI, Klevi Mary. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino- aprendizagem. UNICENTRO. Revista Eletrônica Lato Sensu. 5. ed. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2018.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. 6 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica - ISSN: 2447-6943

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335