Seminários em Geografia em turmas da 1ª série do ensino médio: um encontro com pensadores e geógrafos
Abstract
Seminars in Geography in 1st grade high school classes: a meeting with thinkers and geographers
Resumo
Buscamos com este relato de experiência problematizarmos as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas na aplicação do I Seminário Conhecendo Pensadores e Geógrafos em quatro turmas da 1ª série do ensino médio nos dias 20, 21 e 29 de abril de 2018 em uma escola pública estadual no município Pariconha/AL. Para tal, debruçamo-nos pela compreensão da importância do planejamento didático-pedagógico estabelecendo-se nele a valorização pela aprendizagem, dos estudos e dos estudiosos de temáticas que conduzirão o conhecimento geográfico, a partir das discussões de Kiosouski e Reali (2008), da dimensão pedagógica analisada e organizada em três perspectivas sob a ótica de Oliveira (2008), enfatizando-se a importância do uso do seminário como uma estratégia didático-pedagógica essencial para a socialização dos estudos voltados a temática História e Evolução do Pensamento Geográfico.
Palavras-chave: Metodologia do Ensino. Aprendizagem.
Abstract
We searched with this experience report to problematize the didactic-pedagogical experiences developed in the application of the First Seminar on Knowing Thinkers and Geographers in high school classes on April 20, 21 and 29, 2018 at a state public school in the municipality of Pariconha/AL. To that end, we focus on understanding the importance of didactic-pedagogical planning, establishing in it the appreciation for learning, studies and thematic scholars that will lead to geographical knowledge, based on the discussions of Kiosouski and Reali (2008), a pedagogical dimension analyzed and organized in three perspectives from the perspective of Oliveira (2008), emphasizing the importance of the use of the seminar as a didactic-pedagogical strategy essential for the socialization of studies focused on the History and Evolution of Geographical Thought.
Keywords:Teaching Methodology. Learning.
Literaturhinweise
FAZENDA, Ivani. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Editora Cortez, 2008.
KLOSOUSKI Simone Scorsim; REALI, Klevi Mary. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino- aprendizagem. UNICENTRO. Revista Eletrônica Lato Sensu. 5. ed. 2008. Disponível em: <http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/P%C3%A1ginas/5%20Edi%C3%A7%C3%A3o/Humanas/PDF/7-Ed5_CH-Plane.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2018.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. 6 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.