A formação do professor de biologia e os desafios no ensino das ciências naturais: um relato de experiência no 9º ano do ensino fundamental

Mona Lisa Dias da Silva, Zélia Maria Soares Jófili

Resumo


Este trabalho tece algumas considerações sobre a formação inicial dos professores e os desafios no ensino das Ciências Naturais com suas implicações na prática pedagógica. Apresenta o relato de experiência de uma licencianda em Ciências Biológicas nos primórdios de sua atividade profissional docente, com uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino, durante um período de preparação para participar da 1ª Mostra de Ciências da Escola, apresentando suas reflexões e seus aprendizados diante dos desafios no ensino das ciências naturais nos anos finais do ensino fundamental.


Texto completo:

455-464

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF. 1997. Disponível em: Acesso em: 13 dez. 2017.

DRIVER, Rosalind; ASOKO Hilary; LEACH, John; MORTIMER, Eduardo; SCOTT, Philip. Construindo Conhecimento Científico na sala de aula. Química Nova na Escola n° 9, maio 1999. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/aluno.pdf> Acesso em: 13 dez. 2017.

GATTI, Bernadete. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, dez-fev, 2013-2014. Disponível em: Acesso em: 13 dez. 2017.

JÓFILI, Zélia Maria Soares et al. Cenas da sala de aula: aprendendo com as contradições e incoerências. CTSA - experiências multi e interdisciplinares no ensino de ciências e matemática. Recife: Bagaço, 2009, v.2, p. 357-383.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. 2008. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2017.

PERNAMBUCO. Orienações teórico-metodológicas para as Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Recife, 2008. Disponível em: Acesso em: 13 dez. 2017.

SEIXAS, Rita Helena Moreira; CALABRÓ, Luciana; SOUSA, Diogo Onofre. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 289-303, fev. 2017. ISSN 2177-2894. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica - ISSN: 2447-6943

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335