A formação do professor de biologia e os desafios no ensino das ciências naturais: um relato de experiência no 9º ano do ensino fundamental

Auteurs-es

  • Mona Lisa Dias da Silva UFRPE
  • Zélia Maria Soares Jófili UFRPE

Résumé

Este trabalho tece algumas considerações sobre a formação inicial dos professores e os desafios no ensino das Ciências Naturais com suas implicações na prática pedagógica. Apresenta o relato de experiência de uma licencianda em Ciências Biológicas nos primórdios de sua atividade profissional docente, com uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino, durante um período de preparação para participar da 1ª Mostra de Ciências da Escola, apresentando suas reflexões e seus aprendizados diante dos desafios no ensino das ciências naturais nos anos finais do ensino fundamental.

Bibliographies de l'auteur-e

Mona Lisa Dias da Silva, UFRPE

Licenciada em Ciências Biológicas (UPE). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (UFRPE), no qual é bolsista da Capes.

Zélia Maria Soares Jófili, UFRPE

Graduada em Sociologia Política pelo Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais (PE) Mestre em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, SP. Doutora em Educação - University of Surrey, UK, sendo o título revalidado pela UFPE. Professora Adjunta IV aposentada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância. zjofili@gmail.com

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf> Acesso em: 13 dez. 2017.

DRIVER, Rosalind; ASOKO Hilary; LEACH, John; MORTIMER, Eduardo; SCOTT, Philip. Construindo Conhecimento Científico na sala de aula. Química Nova na Escola n° 9, maio 1999. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/aluno.pdf> Acesso em: 13 dez. 2017.

GATTI, Bernadete. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, dez-fev, 2013-2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/viewFile/76164/79909> Acesso em: 13 dez. 2017.

JÓFILI, Zélia Maria Soares et al. Cenas da sala de aula: aprendendo com as contradições e incoerências. CTSA - experiências multi e interdisciplinares no ensino de ciências e matemática. Recife: Bagaço, 2009, v.2, p. 357-383.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. 2008. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2017.

PERNAMBUCO. Orienações teórico-metodológicas para as Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Recife, 2008. Disponível em: <http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/750/ciencias_naturais_2.pdf> Acesso em: 13 dez. 2017.

SEIXAS, Rita Helena Moreira; CALABRÓ, Luciana; SOUSA, Diogo Onofre. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 289-303, fev. 2017. ISSN 2177-2894. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/413>. Acesso em: 13 dez. 2017.

Publié-e

2018-11-30