Reflexões sobre o gênero projeto de pesquisa de iniciação científica: uma experiência com a Língua Portuguesa no ensino fundamental

Ícaro Weimann Aguiar, Adriana Letícia Torres da Rosa

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar os resultados de uma experiência de ensino-aprendizagem do gênero projeto de iniciação científica no 9º ano do ensino fundamental realizada no contexto de aulas de língua materna. Apresentamos uma proposta de didatização do gênero projeto de pesquisa científica realizada com uma turma de ensino fundamental a fim de discutir as potencialidades de trabalho sistemático com a pesquisa científica em Língua Portuguesa no ensino básico. A pesquisa consiste em um estudo qualitativo de caráter descritivo-analítico dos resultados apresentados. Foi desenvolvida numa escola pública federal de educação básica, no âmbito das aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental no ano de 2015. Entre os sujeitos da pesquisa estão a professora-supervisora do Colégio e o licenciando regente, que aplicaram colaborativamente o projeto de ensino, bem como atuam enquanto pesquisadores, realizando um processo de ação-reflexão com perspectiva de qualificação de novas abordagens pedagógicas.


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