Reflexões sobre o gênero projeto de pesquisa de iniciação científica: uma experiência com a Língua Portuguesa no ensino fundamental
Résumé
O objetivo deste estudo é analisar os resultados de uma experiência de ensino-aprendizagem do gênero projeto de iniciação científica no 9º ano do ensino fundamental realizada no contexto de aulas de língua materna. Apresentamos uma proposta de didatização do gênero projeto de pesquisa científica realizada com uma turma de ensino fundamental a fim de discutir as potencialidades de trabalho sistemático com a pesquisa científica em Língua Portuguesa no ensino básico. A pesquisa consiste em um estudo qualitativo de caráter descritivo-analítico dos resultados apresentados. Foi desenvolvida numa escola pública federal de educação básica, no âmbito das aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental no ano de 2015. Entre os sujeitos da pesquisa estão a professora-supervisora do Colégio e o licenciando regente, que aplicaram colaborativamente o projeto de ensino, bem como atuam enquanto pesquisadores, realizando um processo de ação-reflexão com perspectiva de qualificação de novas abordagens pedagógicas.
Références
ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras, São Paulo: Editora Ars Poética, 1996.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: informação e documentação - projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.
BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é e como se faz. 23.ed. São Paulo: Loyola, 2009.
BAKHTIN, M. [1979]. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. pp. 227-326.
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal a que se refere?. São Paulo: Cortez, 2013.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Trad. e Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004, p. 71-94.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1977.
FIAD, R. S. A pesquisa sobre a reescrita de textos. Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Universidade de Évora: SLG, 2009, p. 1-9.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: ________ (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984a.
_________. Unidades básicas do ensino de português. In: ________ (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984b.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GOMES, L. L.Z.. Produção de texto, coavaliação e autoavaliação: um relato de experiência. In: II Simposio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2. p. 1-9.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1992.
LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humana. Belo Horizonte: Editora UFMG/ São Paulo: Artmed, 1999.
MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. (Orgs.). Coleção Explorando o Ensino: Língua Portuguesa. 1 ed. Brasília: MEC/SEB, 2010, v. 19, p. 65-84.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008.
MARTINS, M. S. C.. Letramento, interdisciplinaridade e multiculturalismo no Ensino Fundamental de nove anos. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
MENDONÇA, M. Projetos temáticos: integrando leitura, produção de texto e análise linguística na formação para a cidadania. Revista Construir Notícias, 2005.
RÉGNIER, J. A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, v. 3, n.6 - p.53-68 - maio/agosto, 2002.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.