Projeto Maggy, a Fada - uma obra para pequenos leitores - estética e ética na literatura portuguesa infantojuvenil contemporânea
Resumo
Este projeto recai sobre a experiência com o conto Maggy, a Fada - uma obra para pequenos leitores - estética e ética na literatura portuguesa infantojuvenil contemporânea que, para a sua execução, usufruiu de algumas parcerias, nomeadamente, com o Departamento de Português Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB), o Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal, em Bragança (Portugal), e com os alunos do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica da ESEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC): Literatura para a Infância. O projeto estendeu-se ao longo do segundo semestre (fevereiro a julho do ano letivo 2015/2016) e teve por objetivo dar a conhecer àqueles alunos e a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas da cidade de Bragança, algumas obras escritas por autores de referência no panorama literário lusófono, nomeadamente, Lídia Machado dos Santos, da coleção Maggy, a Fada.Referências
SILVA, G. (2011). “A ‘nova literatura’ na promoção de uma competência literária global, verdade ou consequência?” in AZEVEDO et al. (2011). Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens. Fundação para a Ciência e Tecnologia. P. 215-234.
AZEVEDO, F. e BALÇA, A. (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: LIDEL.
CERRILLO, P. (2007). Literatura infantil: nuevas lecturas, nuevos lectores. Universidad Casilla-la-Mancha.
ZILBERMAN, R. (2008). O papel da Literatura na Escola. S. Paulo: Bookmark and Share.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.