Projeto Maggy, a Fada - uma obra para pequenos leitores - estética e ética na literatura portuguesa infantojuvenil contemporânea

Authors

Abstract

Este projeto recai sobre a experiência com o conto Maggy, a Fada - uma obra para pequenos leitores - estética e ética na literatura portuguesa infantojuvenil contemporânea que, para a sua execução, usufruiu de algumas parcerias, nomeadamente, com o Departamento de Português Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB), o Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal, em Bragança (Portugal), e com os alunos do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica da ESEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC): Literatura para a Infância. O projeto estendeu-se ao longo do segundo semestre (fevereiro a julho do ano letivo 2015/2016) e teve por objetivo dar a conhecer àqueles alunos e a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas da cidade de Bragança, algumas obras escritas por autores de referência no panorama literário lusófono, nomeadamente, Lídia Machado dos Santos, da coleção Maggy, a Fada.

Author Biography

Lídia Maria Machado, Escola Superior de Educação de Bragança - Instituto Politécnico de Bragança

Departamento de Português da Escola Superior de Educação de Bragança / Literatura de potencial receção infantil; a diáspora judaica no dealbar do século XX; os jogos pedagógicos no desenvolvimento das atividades comunicativas - produção e interaçao orais.

References

SILVA, G. (2011). “A ‘nova literatura’ na promoção de uma competência literária global, verdade ou consequência?” in AZEVEDO et al. (2011). Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens. Fundação para a Ciência e Tecnologia. P. 215-234.

AZEVEDO, F. e BALÇA, A. (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: LIDEL.

CERRILLO, P. (2007). Literatura infantil: nuevas lecturas, nuevos lectores. Universidad Casilla-la-Mancha.

ZILBERMAN, R. (2008). O papel da Literatura na Escola. S. Paulo: Bookmark and Share.

Published

2018-04-14