A língua inglesa e a construção de uma educação intercultural: o livro didático em questão

Autores

Palavras-chave:

educação intercultural, língua inglesa, way to english for brazilian leaners

Resumo

Diante das políticas públicas em relação ao livro didático o artigo enfoca a obra selecionada, para vigorar como material didático voltado para a língua inglesa Way to English for Brazilian Leaners, que se legitima nos últimos anos. Uma realidade política e educacional emerge ligada às propostas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o ensino fundamental e ao caráter hierárquico que rege o domínio do inglês como língua franca. O artigo tem como objetivo a compreensão das aprendizagens mediadas por temas ligados às diversidades culturais, valores de cidadania, emancipação e autonomia vigentes em um contexto de pós-modernidade. Os resultados indicam uma construção política pedagógica da obra, a qual orienta a formação intercultural dos leitores, como expressão de uma cidadania tributária de valores globais distantes de uma consciência crítica na interpretação e transmissão dos textos.

Biografia do Autor

Marília Gomes Ghizzi Godoy, Universidade Santo Amaro

Mestre em Antropologia Social (USP), doutora em Psicologia Social (PUC-SP), professora do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA). 

Talita Destro Rost, Universidade Santo Amaro

Mestre em Ciências Humanas, Universidade de Santo Amaro  

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Publicado

02.05.2023