Education included in early childhood education: An analysis of the teacher's view

Authors

  • Rayane Muniz Soares Froes Faculdades Unidas do Norte de Minas-FUNORTE
  • Janiele França Nery Instituto Federal da Paraíba
  • Gleydson Kleyton Moura Nery Instituto Nacional do Semiárido

Keywords:

child education , inclusion, teaching practice, teaching

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a docente na educação infantil no âmbito da educação inclusiva. Diante disso, buscamos identificar os principais desafios e dificuldades destes profissionais em relação à educação de alunos com necessidades especiais na faixa etária de 4 a 6 anos no município de Montes Claros –MG. A pesquisa foi baseada em um trabalho de natureza qualitativa fenomenológica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado aplicado com professores que atuam na Educação Infantil, através da plataforma Google formulários. Os resultados evidenciam que as docentes reconhecem a importância da formação continuada na perspectiva inclusiva para o desenvolvimento da sua prática pedagógica. No entanto, conseguem identificar lacunas no que se refere a formação, estrutura física e disponibilidade de materiais pedagógicos como os principais desafios em relação ao trabalho docente com alunos que apresentam necessidades especiais na Educação infantil.

Author Biographies

Rayane Muniz Soares Froes, Faculdades Unidas do Norte de Minas-FUNORTE

Pedagoga - FUNORTE

Especilista em Educação Inclusiva - IFNMG

Janiele França Nery, Instituto Federal da Paraíba

Biologa - UEPB
Doutora em Ciências - UEM
Prrofessora de Biologia
Instituto Federal da Paraiba, Campus Avançado Cabedelo Centro

Gleydson Kleyton Moura Nery, Instituto Nacional do Semiárido

Biológo - UEPB
Esp. em Etnobiologia - UEPB
Me. em Ecologia e Conservação - UEPB
Pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido - INSA

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Published

2024-11-06