Educação inclusiva no ensino infantil: Uma análise da visão docente

Autores/as

  • Rayane Muniz Soares Froes Faculdades Unidas do Norte de Minas-FUNORTE
  • Janiele França Nery Instituto Federal da Paraíba
  • Gleydson Kleyton Moura Nery Instituto Nacional do Semiárido

Palabras clave:

educação infantil, inclusão, prática docente, docência

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a docente na educação infantil no âmbito da educação inclusiva. Diante disso, buscamos identificar os principais desafios e dificuldades destes profissionais em relação à educação de alunos com necessidades especiais na faixa etária de 4 a 6 anos no município de Montes Claros –MG. A pesquisa foi baseada em um trabalho de natureza qualitativa fenomenológica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado aplicado com professores que atuam na Educação Infantil, através da plataforma Google formulários. Os resultados evidenciam que as docentes reconhecem a importância da formação continuada na perspectiva inclusiva para o desenvolvimento da sua prática pedagógica. No entanto, conseguem identificar lacunas no que se refere a formação, estrutura física e disponibilidade de materiais pedagógicos como os principais desafios em relação ao trabalho docente com alunos que apresentam necessidades especiais na Educação infantil.

Biografía del autor/a

Rayane Muniz Soares Froes, Faculdades Unidas do Norte de Minas-FUNORTE

Pedagoga - FUNORTE

Especilista em Educação Inclusiva - IFNMG

Janiele França Nery, Instituto Federal da Paraíba

Biologa - UEPB
Doutora em Ciências - UEM
Prrofessora de Biologia
Instituto Federal da Paraiba, Campus Avançado Cabedelo Centro

Gleydson Kleyton Moura Nery, Instituto Nacional do Semiárido

Biológo - UEPB
Esp. em Etnobiologia - UEPB
Me. em Ecologia e Conservação - UEPB
Pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido - INSA

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Publicado

2024-11-06