O uso do livro didático na Educação Infantil em uma escola municipal de Brumado-Bahia

Autores

Palavras-chave:

livro didático, educação infantil, sala de aula

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o uso do livro didático em uma escola pública de educação infantil na cidade de Brumado, interior da Bahia. Tem como principal questão: como professoras de Educação Infantil compreendem o papel do livro didático na pré-escola? O objetivo geral foi discutir como professoras de educação infantil compreendem o papel do livro didático na pré-escola e optamos por trabalhar com a abordagem qualitativa. O instrumento para produção de dados foi a realização de entrevista semiestruturada com seis professoras da escola e com a coordenadora de Educação Infantil do município. Trazemos alguns estudos sobre o livro didático que auxiliam na compreensão de seu papel no interior da sala de aula. A análise das entrevistas aponta que as percepções das professoras em relação ao livro didático variavam. Algumas destacaram suas dificuldades iniciais e a necessidade de adaptar as atividades de forma mais lúdica, enquanto outras veem o livro como uma ferramenta útil, embora ainda enfrentem desafios para sua aplicação prática.

Biografia do Autor

Silva Regina Marques Jardim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2003) e Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2000). É professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Vitória da Conquista, na área de Educação: gestão, didática e práticas pedagógica

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018-2023)

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Publicado

18.12.2024