Percepção, conhecimento e linguagem: contribuições da argumentação para construção de uma aprendizagem significativa crítica
Abstract
Apoiado em uma concepção de linguagem como constitutiva da cognição humana, este estudo busca mostrar que as ações argumentativas na sala de aula contribui para a promoção de uma Aprendizagem Significativa Crítica. Nesta direção, nos viabilizará um estudo da linguagem e sua essencialidade para cognição mediante análise de mapas conceituais. As contribuições possibilitadas pela argumentação nos processos de negociação de significados e vivenciada no âmago das interações sociais na sala de aula, revelaram dentre outros aspectos, a autorreflexão e a ressignificação crítica de conceitos científicos.
Literaturhinweise
AQUINO, K. A. S; OLIVEIRA, N.; LIMA, R.; CHIARO, S. Construção e análise de material instrucional potencialmente significativo para a educação química no ensino médio. Aprendizagem Significativa em Revista, v.7, n. 3, p. 43-59, 2017.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
DE CHIARO, S.; AQUINO, K. A. Da S. Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 2, p. 411-426, abr/jun 2017.
FUENTES, C. Elementos para o desenho de um modelo de debate crítico na escola. Chile: Centro de Estudios de la Argumentación y el Razonamiento Facultad de Psicología, Universidad Diego Portales, 2011.
LEITÃO, S. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia: reflexão e crítica, p. 454-462, 2007.
LEITÃO, S. DAMIANOVIC, M. C. Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas: Pontes Editora, p. 13-46, 2011.
LIMA, R.; AQUINO, K.; OLIVEIRA, N.; LIMA, R.; CHIARO, S. A construção da aprendizagem significativa crítica através do uso da argumentação. São Paulo: 6º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa ENAS, 2016.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e aprendizagem significativa. Cadernos de Aplicação, 11(2), p. 143-156, 1998.
MOREIRA, M. A. Linguagem e Aprendizagem Significativa. Minas Gerais: II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, 16 a 18 de Julho de 2003.
MOREIRA, M. A. Negociação De Significados e Aprendizagem Significativa. Ensino, Saúde e Ambiente, v.1, n.2, p 2-13, dez.2008.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2010.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa em mapas conceituais. Textos de Apoio ao Professor de Física, do PPGEnFis/IF-UFRGS, Brasil. Vol. 24, N. 6, 2013.
NOVAK, J.D e GOWIN, D.B. Aprender a aprender. 1ª ed. em português. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1984.
OLIVEIRA, M K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Editora Scipione, 1991.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1ª ed. brasileira, 1990.
VYGOTSKY, L.S. Thinking and speech. R. RIEBER and A. CARTON (Orgs.). New York: The Collected Works of L.S. Plénum, 1987.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.