ROBÓTICA PEDAGÓGICA: um estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Educação em Belo Horizonte
Schlagworte:
robótica pedagógica, educação, tecnologia, ensino fundamentalAbstract
Este artigo discute a utilização da Robótica Pedagógica (RP) como prática pedagógica no ensino regular, em uma escola municipal de Belo Horizonte. Essa discussão faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação e Docência da UFMG/PROMESTRE, em 2020. O objetivo principal é compreender as potencialidades da Robótica Pedagógica, uma vez que há poucos estudos na área que considerem o grupo das instituições de ensino de Belo Horizonte e os estudantes do 2º ciclo. Os objetivos específicos deste trabalho são: analisar se houve mudança no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, a partir da percepção da professora do projeto, e identificar o papel interdisciplinar na prática da RP em uma escola. Para tanto, tal pesquisa trata-se de um estudo de caso explicativo de natureza qualitativa. Foram utilizados os dados da observação sistemática, da entrevista semiestruturada e da revisão da literatura para a triangulação de dados na análise dos resultados. Os resultados demonstraram que a Robótica Pedagógica possui múltiplas potencialidades ligadas tanto a aspectos sociais como a aspectos pedagógicos. Também comprovou-se que ela pode ser utilizada para contribuir para um projeto de educação que contemple o protagonismo do estudante, em razão de poder ser desenvolvida como uma metodologia ativa.
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