A vitória do derrotado: analisando o IDEB do ensino médio em Pernambuco

Authors

  • Erinaldo Ferreira do Carmo UFPE
  • Dalson Figueiredo UFPE
  • Romero Maia IBGE
  • Lucas Silva UFPE

Abstract

Este artigo analisa a consistência dos resultados do IDEB 2015 de Pernambuco. Metodologicamente, o desenho de pesquisa combina estatística descritiva, multivariada e entrevistas não estruturadas. As conclusões indicam que: 1) a amostra utilizada para mensurar o teste de avaliação de desempenho não é aleatória, o que inviabiliza a generalização dos resultados; 2) a alta taxa de aprovação infla artificialmente a magnitude do IDEB; 3) não existe correspondência entre a posição de Pernambuco no IDEB e no ENEM; 4) não existe correlação entre o desempenho do IDEB nos diferentes níveis de ensino no Estado; e 5) a adoção de uma casa decimal na divulgação do Índice posiciona, de forma equivocada, Pernambuco e São Paulo no mesmo patamar. Em conjunto, essas limitações comprometem a validade da inferência de que Pernambuco tem a melhor educação pública do país e justificam a imposição de dúvidas razoáveis sobre o próprio modelo de avaliação.

Author Biographies

Erinaldo Ferreira do Carmo, UFPE

Professor de Sociologia do Colégio de Aplicação e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPP-UFPE).

Dalson Figueiredo, UFPE

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (DCP-UFPE).

Romero Maia, IBGE

Analista de Planejamento e Estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Lucas Silva, UFPE

Estudante do Curso de Graduação em Ciência Política (UFPE).

Published

2017-02-26