O saber ambiental na prática docente: da interdisciplinaridade ao diálogo dos saberes
Abstract
O debate acerca da aplicabilidade da interdisciplinaridade enquanto caminho norteador das práticas docentes, fundamentalmente, com vistas ao pleno desenvolvimento deste fazer pedagógico, é sem dúvida, um dos desafios impostos à sociedade contemporânea. Nesse sentido, objetiva-se neste ensaio evidenciar a importância do pensar a prática docente, com vistas à interdisciplinaridade na ótica da complexidade (dialógica), considerando, portanto, o saber – no sentido de interação – em suas faces: científico e socialmente vividos. Para tanto foi realizada uma atividade prática (trilha ecológica), onde foram concebidos e valorizados os vários discursos dos atores envolvidos: professores, munícipes locais, estudantes etc. Nesta ótica, buscou-se após essas ações – através de entrevistas aos professores – externar e/ou abstrair suas percepções acerca da aplicabilidade do pensamento dialógico ou complexo em suas práxis, e, por conseguinte a melhoria da percepção ambiental dos sujeitos sociais – na medida em que interagem – em relação aos ambientes visitados, especialmente, dos estudantes da EREM Frei Otto – Ipojuca – PE. Os resultados das entrevistas revelam e reforçam – através das falas dos atores – ser essencial a adoção da perspectiva dialógica na prática docente, diálogo que exerce neste artigo, diversos tipos de “cientificidades” que ao convergirem, dão (quando possível) a visão de totalidade daquilo que se pretende alcançar. Finalmente, acredito ser necessário o investimento a passos apressados em alternativas e/ou novas formas de conhecimento (como ao que neste ensaio é sugerido), que por sua vez engendrem enfrentamentos efetivos aos problemas socioambientais da contemporaneidade.Downloads
Published
Issue
Section
License
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
