“Diário de leituras”: o que revela sobre a formação do leitor crítico-literário nas aulas de língua portuguesa

Autori

  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE
  • José Batista de Barros UFAL
  • José Eduardo Gonçalves Santos

Abstract

O presente artigo tem por objetivo por em tela debates que versem sobre a formação leitora a partir da escritura de diário de leituras, colaborando com a discussão que visa à integralização dos eixos de ensino de Língua e Literatura. Tomando como corpora diários produzidos por alunos a partir de seus registros leitores, este texto vai buscar compreender como se deu o processo de produção do diário de leituras e a valoração das obras lidas pelos alunos. Para auxiliar na análise pretendida, estão autores que trabalham na ótica sociointeracionista (MACHADO, A. R. 1998; GERALDI, J. 2003, 2009; BAKHTIN, M. M. 2009). Assim, adiantamos que o trabalho com diário de leituras em sala de aula pode ser um dos caminhos para a formação leitora efetiva e afetiva, por meio do registro das memórias literárias.

Biografia autore

Adriana Letícia Torres da Rosa, UFPE

É professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação - Colégio de Aplicação. Possui graduação em Letras pela UFPE (1996), especialização em Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Língua Portuguesa (2001), mestrado e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística (2003 e 2008, respectivamente) pela mesma universidade. Com experiência em magistério da Educação Básica à pós-graduação, atua principalmente nos seguintes temas: leitura, gêneros e tipos textuais, ensino-aprendizagem e avaliação em língua portuguesa. Atualmente acumula o cargo de vice-diretora do Colégio de Aplicação da UFPE.

Pubblicato

2015-12-01