Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: reflexões sobre formação docente e espaço escolar
Abstract
Este trabalho se configura como um relato sobre as experiências vivenciadas com o Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, na EREM Ginásio Pernambucano situada em Recife – PE. Buscou-se focar em um tema principal por meio do qual foram lançadas algumas reflexões, nesse caso, acerca da formação docente e do espaço escolar. Para a primeira discussão foram feitos alguns diálogos com documentos reguladores do Estágio Supervisionado, enquanto que para a segunda, se partiu da concepção de escola como espaço de construção sociocultural (DAYRELL, 1996).
References
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; WAISELFISZ, J. J. Juventudes e Escola – Modelando o marco compreensivo-reflexivo. In.: Juventudes na escola, sentidos e buscas: Por que frequentam? Brasília: Flacso, 2015. p. 13-33.
ANDRADE, R. C. R.; RESENDE, M. R. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, n. 2, p. 230-252, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/77/35>. Acesso em: 10 de julho de 2017. p. 231-252
BRASIL. Parecer nº 9/2001, de 08 de maio de 2001. Diário Oficial da União, Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF, 08 maio 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 10 de julho de 2017.
CARVALHO, A. M. P. de. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CURY, C. R. J. Estágio Supervisionado na formação docente. In.: LISITA, V. M. S. de S.; SOUSA, L. F. E. C. P. (Orgs.). Política educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 113-122.
DAYRELL, J. T. A escola como espaço sócio-cultural (sic). In.: DAYRELL, J. T. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1993. p. 136-161.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Projeto Político Pedagógico da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, Recife, 2017.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In.: VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico: uma construção possível. 14. ed. Campinas: Papirus, 1995. p. 11-35.
Downloads
Published
Issue
Section
License
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.