O Colégio de Aplicação da UFPE no olhar dos seus estudantes: o espaço físico escolar como ambiente de relações sociais
Abstract
Este artigo de iniciação científica apresenta considerações acerca dos resultados de uma pesquisa do Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio – PIBIC-EM, realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2016. Aqui procuramos identificar as relações sociais que ocorrem no espaço escolar e a importância da estrutura física da escola como elemento de influência sobre essas relações. O aporte teórico funda-se, basicamente, no pensamento antropológico de Signorelli (1980), na visão pedagógica de Gonçalves (2011) e na abordagem urbanística de Alexander (1978) e Kowaltowski (2011). Apresentamos a percepção dos estudantes sobre os ambientes relacionais utilizados no Colégio e debatemos como o espaço físico pode influir no desempenho desses estudantes, afetando direta e indiretamente suas ações afetivas, comportamentais e cognitivas.
References
ALEXANDER, C. et al. Urbanismo y participación: el caso dela Universidad de Oregón. Barcelona: Gustavo Gilli, 1978.
CONH, G. Weber: Sociologia. São Paulo: Ática, 1997.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2012.
FRAGO, A.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FUNARI, P.; ZARANKIN, A. Cultura material escolar: o papel da arquitetura. Pro-Posições. v. 16. n. 1. abr. 2005.
GONÇALVES, R. Arquitetura flexível e pedagogia ativa: um (des)encontro nas escolas de espaços abertos. Universidade de Lisboa, Instituto de educação, 2011.
KOWALTOWSKI, D. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
SIGNORELLI, A. Integración, consenso, domínio: espacio y vivienda en una perspectiva antropológica. In: PIGNATELLI, P. Análisis y Diseño de el Espacio que Habitamos. México: Concepto, 1980.
TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.
VEIGA, F. et al. Agentes de socialização da violência e vitimização escolar. In: CALDEIRA, S; VEIGA, F. Intervir em Situações de Indisciplina, Violência e Conflito. Lisboa: Fim de Século, 2011.
WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasília: UnB, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.