O papel dos jogos pedagógicos no desenvolvimento da interação e da produção orais em inglês com crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Abstract
O estudo de caso teve como finalidade determinar a utilização dos jogos pedagógicos no ensino das atividades comunicativas (produção e interação orais) numa escola do 1.º ciclo do ensino básico pública portuguesa com alunos de seis e nove anos de idade. O estudo foi preparado com dois grupos a frequentar o 1.º ano e dois grupos a frequentar o 4.º ano de escolaridade (ou seja, dois grupos de controlo e dois grupos experimentais), cujas aulas foram planificadas tendo em conta conteúdos da disciplina de Estudo do Meio e da atividade de Inglês. Para estabelecer esta “articulação”, entre as disciplinas, utilizaram-se, na metodologia, algumas ferramentas do enfoque Cross-curricular e da metodologia Task-Based Language Learning and Teaching, assim como um questionário dirigido a professores, um estudo de caso com todas as aulas gravadas e um protocolo de observação. Concluiu-se, entre outros aspetos, que nem todos os jogos são igualmente úteis no desenvolvimento da produção e da interação orais e verificaram-se valores percentuais de produção e de interação diferentes, de acordo com os grupos estabelecidos.References
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