Concepções e Práticas Avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica: Análise do Conselho de Classe
Abstract
Este artigo tem como tema as práticas avaliativas desenvolvidas em um curso técnico de um dos câmpus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. No estudo, priorizou-se a análise das relações entre essas concepções e as práticas avaliativas a partir do conselho de classe. O estudo justifica-se por sua atualidade e relevância, pois diversos autores discutem o papel da cultura escolar e das práticas avaliativas como mecanismos de exclusão escolar. O problema que orienta a reflexão procura elucidar a seguinte questão: Quais concepções de avaliação são expressas nas práticas avaliativas do conselhos de classe? A análise da questão proposta se apoia nos argumentos teóricos de Hoffmann (2009), Dalben (1995), Dubet (2003) e Arroyo (2001). A metodologia utilizada para a análise de dados seguiu a análise de conteúdo proposta por Bardin (1999). Foram utilizados para o levantamento de dados observação participante do conselho de classe e entrevista com uma estudante egressa.
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