Além da superaventura: quadrinhos em ambiente escolar
Abstract
Este artigo analisa a importância do uso das histórias em quadrinhos de super heróis em sala de aula. Desde o seu surgimento, simultaneamente com o gênero de super aventura, os super heróis são expoentes na luta por direitos e pela humanidade. São seres extremamente poderosos que protegem os vulneráveis e defendem a justiça, podendo ser considerados como norteadores morais sociais. Contudo, aproximam-se do homem comum ao superarem desafios semelhantes aos dele (resiliência), como orfandade, violência sexual e conflitos internos, explorados através de enredos densos e dramáticos, conquistando desse modo, cada vez mais admiradores e também críticos ferrenhos ao gênero e suas personagens. As histórias em quadrinhos perpassam o entretenimento e assumem o seu papel formativo para crianças e jovens quando aplicadas de forma positiva em sala de aula. Sendo assim, o docente deve explorar o uso das HQs como modo de expressão, no qual os estudantes sejam levados a exercitar sua capacidade criativa, além de observar e mediar os conhecimentos inerentes a estas histórias, através do estudo de suas personagens.References
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