A abordagem freiriana nas relações étnico-raciais no contexto escolar: a pretagogia na educação de jovens e adultos
Abstract
As relações étnicorraciais estão presentes em todos os contextos sociais e a escola contemporânea deve compreender essas dinâmicas e colaborar com o seu sucesso. Abordar essa temática em educandos da Educação de Jovens e Adultos é um desafio ao professor uma vez que sendo esse público composto por indivíduos adultos com visões e opiniões já definidas, ao educador é apresentada a missão de trabalhar a temática fugindo da ótica proselitista, compreendendo e ensinando que as relações étnico-raciais devem ser lineares e respeitosas. Nessa perspectiva as abordagens freirianas colaboram tanto com a alfabetização desse público, desvendando o mistério da leitura de palavras, como com o seu desenvolvimento crítico, na leitura do mundo, com o auxílio das práticas pretagógicas, a abordagem da temática efetiva-se segura e objetiva. A fim de ilustrar como essa interpelação pode ocorrer, o presente trabalho propõe uma análise histórica da categoria de Educação de Jovens e Adultos, desvelando seus objetivos ao passar dos tempos e analisando a sua atuação na sociedade corrente. Para tal, recorreu-se à uma pesquisa bibliográfica entre a obra freiriana e autores correspondentes. Ao final, foi possível constatar que a atuação da perspectiva freiriana aliada à outras abordagens permitem mudanças diretas e necessárias para o equilíbrio social.
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