Considerações sobre a audiodescrição no livro didático de português do ensino fundamental
Abstract
A pesquisa em tela visa a analisar o livro didático de português do ensino fundamental no que se refere à sua proposta metodológica de trabalho com audiodescrição na perspectiva formativa da educação inclusiva com vistas à ampliação da proficiência de leitura de imagens e o acesso à informação dos estudantes com deficiência visual. Para tanto, segue especialmente as proposições de Mantoan (2003), Motta (2016) e Silva (2012). Metodologicamente, de caráter qualitativo, seu universo compõe-se de um exemplar de livro didático de português para o 6º ano do ensino fundamental (2016-2019). Como amostra, está um livro didático de Língua Portuguesa. O corpus é composto pelo manual do professor, disposto no livro; bem como pelas atividades pedagógicas que envolvem o uso de textos imagéticos. Identificou-se a orientação metodológica para o uso da audiodescrição. Por fim, 05 textos imagéticos materializados nos gêneros do discurso visuoverbal do livro didático em estudo foram descritos. Os resultados apontam que é predominante o uso de gêneros do discurso visuoverbal no livro, mas não há orientações pedagógicas sobre audiodescrição.
References
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 20.08.2017.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4ª Edição Revista e Atualizada, Brasília: 2012.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação. Brasília, 2018. Em http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em 15.05.2018
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em 20 de agosto de 2018.
CARPES, D. S. Audiodescrição: Práticas e reflexões. Santa Cruz do Sul: Catarse, 2016.
FIGUEIREDO, L.; BALTHASAR, M.; GOULART. S. Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem. V.6. São Paulo: Moderna, 2015.
FRANCO, E. P. C. Legenda e audiodescrição na televisão garantem acessibilidade a deficientes. Revista Ciência e Cultura, v.58, n.1, jan/mar 2006, São Paulo: SBPC, p.12-13. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 10 setembro. 2018.
MANTOAN, M. T. E. Ensino inclusivo: Educação (de Qualidade) para todos. Revista Integração. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Especial. Brasília: DF. v.8, n.20, p. 29-32, 1998.
__________. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MOTTA, L. M. V. M. A audiodescrição vai à ópera. In: MOTTA, L. M. V. M; FILHO, R. P. (org). Audiodescrição – transformando imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo. (2010).
__________. Audiodescrição – recurso de acessibilidade para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual. Planeta Educação, 2008. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp? artigo=1210. Acesso em: 15 de junho 2018.
__________. A audiodescrição na escola: abrindo caminhos para a leitura de mundo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
MOSQUERA, C. F. F. Deficiência Visual na escola inclusiva. Curitiba: Editora IBPEX, 2010.
__________(org.) Deficiência Visual: do currículo aos processos de reabilitação. Curitiba: Editora Chain, 2014.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 4 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.
SILVA, A. M. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.