Considerações sobre a audiodescrição no livro didático de português do ensino fundamental

Authors

  • José Batista de Barros UFPE - Colégio de Aplicação
  • José Gabriel Santos Nascimento UFPE - Colégio de Aplicação
  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE - Colégio de Aplicação

Abstract

A pesquisa em tela visa a analisar o livro didático de português do ensino fundamental no que se refere à sua proposta metodológica de trabalho com audiodescrição na perspectiva formativa da educação inclusiva com vistas à ampliação da proficiência de leitura de imagens e o acesso à informação dos estudantes com deficiência visual. Para tanto, segue especialmente as proposições de Mantoan (2003), Motta (2016) e Silva (2012). Metodologicamente, de caráter qualitativo, seu universo compõe-se de um exemplar de livro didático de português para o 6º ano do ensino fundamental (2016-2019). Como amostra, está um livro didático de Língua Portuguesa. O corpus é composto pelo manual do professor, disposto no livro; bem como pelas atividades pedagógicas que envolvem o uso de textos imagéticos. Identificou-se a orientação metodológica para o uso da audiodescrição. Por fim, 05 textos imagéticos materializados nos gêneros do discurso visuoverbal do livro didático em estudo foram descritos. Os resultados apontam que é predominante o uso de gêneros do discurso visuoverbal no livro, mas não há orientações pedagógicas sobre audiodescrição.

Author Biographies

José Batista de Barros, UFPE - Colégio de Aplicação

Doutorando em Ciência da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

José Gabriel Santos Nascimento, UFPE - Colégio de Aplicação

Estudante do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, bolsista PIBIC.

Adriana Letícia Torres da Rosa, UFPE - Colégio de Aplicação

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Published

2019-12-28