O poema (não) parou: sincronia literária, antropofagia e formação de leitores literários

Autores/as

  • José Eduardo Gonçalves dos Santos UFPE

Resumen

O presente artigo tem por objetivo trazer à baila discussões que unam o fazer crítico literário e as perspectivas metodológicas para o ensino de literatura pautadas na sincronia literária. Por meio da escolha da literatura contemporânea, o artigo ancora foco na leitura crítica do multiartista Arnaldo Antunes, por considerarmos sua atuação estética exigente e de consolidação dos postulados modernos. Para contribuir com as propostas de nosso artigo, autores que versam reflexões sobre o ensino de literatura, sobretudo voltado à experiência com o poema, (ALVES, H. 1995; GEBARA, A. 2012), foram utilizados, além de críticos literários que pautam suas atuações na leitura e nas experiências mediadas pela palavra literária (CÂNDIDO, A. 2006; BARTHES, R. 1998), a fim de ponderar as perspectivas críticas aqui apresentadas.

Biografía del autor/a

José Eduardo Gonçalves dos Santos, UFPE

Graduado em Letras, com habilitação em Licenciatura - Língua Portuguesa e suas Literaturas -, pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrando em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, com pesquisa relacionada à obra recente de Augusto de Campos na interface entre as artes. É membro do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (NELI/UFPE).

Publicado

2017-02-27

Número

Sección

Artigos de Iniciação Científica